10 maio 2011

só há solidão porque vivemos com os outros..


Bon Iver - The Wolves

"É exactamente porque não há solidão que dizes que há solidão.
Imagina que eras o único homem no universo.
Imagina que nascias de uma árvore, ou antes, porque eu quero pôr a hipótese de que não há árvores, nem astros, nem nada com que te confrontes: supõe que o universo é só o vazio e que tu nascias no meio desse vazio, sem nada para te confrontares.
Como dizeres «eu estou sozinho»?
Para pensares em «eu» e em «sozinho» tinhas de pensar em «tu» e em «companhia».
Só há solidão «porque» vivemos com os outros..."   --  Vergílio Ferreira, in "Estrela Polar"

felizmente tenho aqui por casa bons livros. estão ali à distãncia de um avanço de mão que os toque, os tire da prateleira, abra e inspire o cheiro a livro antigo, o amarelado das páginas.. e avancemos palavra a palavra até mergulhar na estória. por vezes não me sinto capaz de mergulhar na estória quando a minha cabeça estoira por todo o lado.

Sem comentários: