23 fevereiro 2007

the clown


















lembro-me de quando era pequena ir ao circo e não achar particular piada aos palhaços.
aquela berraria e a história de haver sempre um palhaço rico que é muito espertinho e outro que coitado é um parvinho e por isso ridicularizado e alvo de partidas, tipo o bobo da corte.. eu não achava grande piada àquilo.
claro que não era pelos motivos de interpretar claramente o argumento da cena, mas simplesmente porque não engraçava com aqueles senhores estranhos de cara pintada, roupas estranhas e sapatos desmesuradamente grandes.
em contrapartida os trapezistas deixavam-me completamente deslumbrada.
a arte de voar, do equilibrio, elevarem-se do solo, fazerem um verdadeiro espectáculo e cair graciosamente na rede quando tudo terminava.. era bom aplicar essa filosofia de trapezista a mim mesma, já que em questão de equilibrio não sou o melhor exemplo..
eu que ando sempre a voar com os pés no chão.. e quando caio.. bom, digamos que não o faço graciosamente. dói sempre bastante.
talvez seja porque não tenho aquela rede «salva-vidas» que protege de nódoas negras.. deixando apenas o brilho especial dos melhores momentos e uma saída triunfal.
mas na vida nada é assim de facto.. não existe rede.. e agora dou por mim tantas vezes a ser a palhacita que não gostava de ver no circo.. aquela que se esforça por ter um sorriso na cara mais que não seja para alegrar os outros que me são queridos.
mas nem sempre é verdadeiramente um sorriso.. e bolas, ainda bem que às vezes se percebe e nos perguntam «então, mas estás bem e podemos simplesmente não falar do assunto, porque não nos ocorre nada de particularmente brilhante para dizer, a não ser dar a mão e partilhar um silêncio.
e aliviar um peso de alma que se torna num sorriso apenas porque acima de tudo é a Amizade (e bem mais que isso) que tudo cura e leva consigo as nuvens negras que rondavam o nosso céu.

sabes, um dia que também precises eu ponho o meu narizito vermelho e faço de palhacita só para te ver rir.

banda sonora neste momento: Magnet - The day we left town

Sem comentários: