30 maio 2006

Palavras infinitas

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

Escrever, por exemplo: "A noite está estrelada, e tiritam, azuis, os astros lá ao longe".
O vento da noite gira no céu e canta.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

Eu amei-a e por vezes ela também me amou.
Em noites como esta tive-a em meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.
Ela amou-me, por vezes eu também a amava.
Como não ter amado os seus grandes olhos fixos.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

Pensar que não a tenho.
Sentir que já a perdi.
Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai na alma como no pasto o orvalho.
Importa lá que o meu amor não pudesse guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.

Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
A minha alma não se contenta com havê-la perdido.
Como para chegá-la a mim o meu olhar procura-a.
O meu coração procura-a, ela não está comigo.
A mesma noite que faz branquejar as mesmas árvores.
Nós dois, os de então, já não somos os mesmos.

Já não a amo, é verdade, mas tanto que a amei.
Esta voz buscava o vento para tocar-lhe o ouvido.
De outro. Será de outro.
Como antes dos meus beijos. A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos.

Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda.
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento.

Porque em noites como esta tive-a em meus braços, a minha alma não se contenta por havê-la perdido.
Embora seja a última dor que ela me causa, e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.

Tu eras também uma pequena folha que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube que ias comigo, até que as tuas raízes atravessaram o meu peito, se uniram aos fios do meu sangue, falaram pela minha boca, floresceram comigo.

Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza.


palavras de Pablo Neruda

3 comentários:

NRF disse...

To all my friends i´ve left behind:

"Um dia a maioria de nos ira separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades ate dos momentos de lagrimas, da angustia, das
vesperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje nao tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas
que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Ai, os dias vao passar, meses...anos... ate este contacto se tornar cada vez mais raro.

Vamo-nos perder no tempo....
Um dia os nossos filhos verao as nossas fotografias e
perguntarao:
"Quem sao aquelas pessoas?"
Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos
da minha vida!"
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......

Quando o nosso grupo estiver incompleto...reunir-nos-emos
para um ultimo adeus de um amigo.
E, entre lagrima abracar-nos-emos.
Entao faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo.....

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: nao
deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades....
Eu poderia suportar, embora nao sem dor, que tivessem
morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa

sofya disse...

resposta a ti, mr.Revol: já tinha lido esse belo texto no teu blog e q dá q pensar isso é bem verdade.
são palavras q já as dediquei a alguém.. e tal como dizias, é sempre preferível falar tudo o que temos a falar com um amigo ou alguém próximo porque nunca se sabe quando um "adeus, até breve" se pode tornar numa longa ausência à qual não podemos fazer face.
****

Taliesin disse...

Estas palavras de Neruda dizem tudo sobre o que sentimos qd o nosso mundo parece desabar, a dor, feridas, cicatrizes que teimam em fechar, mas no fim existe sempre um mas, bem lá no fundo do túnel…
Mas atenção, não se pode esquecer a genial frase final de Neruda….que resultou num poema…aqui vai, em exclusivo neste blog…

O amor é necessário para viver,
Respirar é algo natural,
Amar é algo espontâneo,
É dar o brilho do sol ao cinzento,
Sabores aos sem sabores quotidianos.
Ama-se alguém e tudo tem sentido por ela,
O amor é um sentimento belo,
E gosto de escrever sobre estas coisas.
Existem pessoas de corações e almas doces,
Que flutuam sobre as aguas da vida,
E alegram com o brilho dos seus olhos
Até a noite mais obscura.

Taliesin

Kiss