22 maio 2007

um dia cinzento..



Eternal Sunshine of the Spotless Mind
(ao som de Portishead)


"Nuvens...
Hoje tenho consciência do céu, pois há dias em que o não olho mas sinto, vivendo na cidade e não na natureza que a inclui.
Nuvens... São elas hoje a principal realidade, e preocupam-me como se o velar do céu fosse um dos grandes perigos do meu destino.
Nuvens... Que desassossego se sinto, que desconforto se penso, que inutilidade se quero!
Nuvens... Estão passando sempre, umas muito grandes, parecendo, porque as casas não deixam ver se são menos grandes que parecem, que vão a tomar todo o céu; outras de tamanho incerto, podendo ser duas juntas ou uma que se vai partir em duas, sem sentido no ar alto contra o céu fatigado; outras ainda, pequenas, parecendo brinquedos de poderosas coisas, bolas irregulares de um jogo absurdo, só para um lado, num grande isolamento, frias.
Nuvens... São como eu, uma passagem desfeita entre o céu e a terra, ao sabor de um impulso invisível, trovejando ou não trovejando, alegrando brancas ou escurecendo negras, ficções do intervalo e do descaminho, longe do ruído da terra e sem ter o silêncio do céu.
Nuvens... Continuam passando, continuam sempre passando, passarão sempre continuando, num enrolamento descontínuo de meadas baças, num alongamento difuso de falso céu desfeito."


(fragmento 204 - Livro do Desassossego)

3 comentários:

Anónimo disse...

estou no trabalho...
na secretária, á minha frente tenho duas janelas..viradas para o céu e nelas vejo o céu cinzento, as nuvens escuras...a alma e o coração reflectidos numa trémula claridade...

(fernando pessoa, inspira-me e faz-me escrever sem rede...)

* dover

Anónimo disse...

por vezes é nos dias mais cinzentos que vemos a verdade (hoje este dia nublado já me deu muito que pensar e ainda agora vamos no início da tarde).

mais do que do momento em que o joel conhece a clementine, gosto do momento em que ele a re-conhece.
=D

Anónimo disse...

ah, pronto, agora é que vejo no clip que são vários momentos do filme.
quando vi a imagem parada, pensei que fosse a estação de comboios.
=P