12 maio 2008

fotografia.. emoções captadas..








































estas foram as minhas 3 escolhas das várias fotografias que vi no documentário.
(a última foto confesso que me faz perder imenso tempo a olhar para ela, na tentativa de construir uma história para além daquilo que me é dado a ver).
mais aqui:

http://www.jamesnachtwey.com/
http://www.magnumphotos.com/
http://www.viiphoto.com/

James Nachtwey tem dedicado sua vida a documentar guerras, conflitos e situações sociais precárias; é considerado por muitos o mais corajoso fotojornalista da actualidade e também o mais ocupado dos fotógrafos profissionais do mundo.
Além disso, é tido como um homem tímido, empenhado na profissão e que gosta de mergulhar em pensamentos filosóficos, e que vê na fotografia uma arma pacífica para documentar desigualdade e conflitos sociais.
Apesar de reconhecer que perseguir a dor, a morte e a desgraça alheia pode ser uma forma de exploração e sensacionalismo, a sua alternativa – permitir que a miséria humana permaneça clandestina e fora do alcance de uma acção – seria ainda pior.

Em 2001 foi lançado o documentário War Photographer, focado totalmente em Nachtwey e no seu trabalho. O realizador Christian Frei utilizou micro-câmeras especiais acopladas à máquina fotográfica dele, proporcionando a oportunidade de acompanhar o fotojornalista em acção. O documentário foi nomeado ao Oscar de melhor documentário. Foi filmado em 2 anos durante os conflitos de Kosovo, Palestina e Indonésia.

- «Para mim, a força da fotografia está em sua capacidade de evocar humanidade. Ela pode ser um poderoso ingrediente no antídoto da guerra. Canalizo minha raiva no trabalho.»

- «Eu fui testemunha e estas são a minha prova. Os acontecimentos que testemunhei não devem ser esquecidos, nem devem ser repetidos.»

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bem. se gostarem vao a www.magnumphotos.com

ou a www.viiphoto.com que é a agencia do James Nachtwey agora, embora tanto uma como outra têm dos melhores fotografos do mundo.

Mokas disse...

...it's a mission