15 maio 2008

reflexão sobre uma conexão

- por que é que me amas?
- porque o permitiste.

o amor, para ocorrer, deve obrigatoriamente ser permitido.
mas o que significa ser amor permitido?
quase nunca pensamos sobre o assunto, porque nos passa tão despercebido.. mas toma-se como permissão um sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afectividade entre duas pessoas que estão em contacto e que sentem um sentimento de afeição ou amor entre si.
essa permissão ocorre num nível de aceitação natural, mental ou físico, no qual se dá abertura ao outro, sem que sejam necessárias quaisquer obrigações ou atitudes confusas de nenhuma das partes.
a liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias.

poque é que me amas?; porque assim o permitiste -- remete ao mais simples mecanismo de reciprocidade e lealdade. a razão do sentimento de amor em direcção à outra pessoa recaí na própria pessoa amada, que nos seus gestos, palavras, pensamentos e acções conferiu a permissão para que a outra pessoa lhe dedicasse aquele sentimento de amor.
o amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo enquanto sentimento, dessa forma é abstracto, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. mas é por si só o sentimento em excelência; é o sentimento primário e inicial de todo o ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural.
o sentimento que queremos reconhecer em nós.. e nos outros.
o amor é vital como o ar.. e consegue equilibrar e trazer a paz de espírito quando é necessário.

Só pra dizer que te amo,
não sei porquê este embaraço
que mais parece que só te estimo..

As palavras custam a sair,
não digo o que estou a sentir..

E é tão difícil dizer amor..
(e ouvi-lo também).